top of page
GráficoClimáticoMagé.png

Clima

A dinâmica das massas de ar na região central do estado do Rio de Janeiro caracteriza-se pelo domínio da Massa Tropical Atlântica na maior parte do ano. Esta massa apresenta umidade e temperatura relativamente altas. Durante o ano ocorrem entradas da Massa Polar Antártica de característica seca e fria. Quando da entrada desta massa há um impacto com a Massa Tropical Atlântica e a geração dos grandes eventos de precipitação característicos do Rio de Janeiro (ICMBio, 2014).


O clima da região de Magé, onde está inserida a RPPN, de acordo com a classificação de Bernardes (1952), é quente e úmido, sem estação seca. Corresponde ao tipo Af, com base na classificação de Koppen, onde:


A: Clima tropical – climas megatérmicos, temperatura média do mês mais frio do ano > 18ºC, estação invernosa ausente, forte precipitação anual (superior à evapotranspiração potencial anual).


f: Clima úmido, ocorrência de precipitação em todos os meses do ano, inexistência de estação seca definida.


As normais climatológicas calculadas a partir da estação meteorológica de Citrolândia, a mais próxima à RPPN, indicam uma temperatura média anual de 21,9º C, sendo janeiro o mês mais quente alcançando 25,3ºC e julho o mês mais frio atingindo 17,9ºC.


A precipitação é abundante, com total anual de 2050 mm, variando as médias mensais de 337,8 mm (fevereiro) a 59,3 mm (julho).


Os meses de menor pluviosidade são os de maio a outubro, que correspondem aos meses mais frios, registrados no período de 1982 a 2012. 

​

        Temperatura

A temperatura média do mês de fevereiro, o mês mais quente do ano, é de 26,3ºC. Ao longo do ano, o mês de fevereiro apresenta uma temperatura média igual a 20,0ºC, representando a temperatura média mais baixa do ano, registrada no período de 1982 a 2012. 

Figura- Gráfico de temperatura ao longo de um ano para a região de Magé, RJ. FONTE: Climate-Data.org (1982 a 2012)

Clima: Homepage_about
bottom of page